terça-feira, 10 de maio de 2011

Antropologia e Cultura Organizacional

ENTREVISTA

INSTITUIÇÃO: E.E.F.M CAIC -CENTRO DE ASSISTÊNCIA INTEGRAL A CRIANÇA E ADOLESCENTE SENADOR CARLOS JEREISSATE
ENTREVISTADO: PROF.EVALDO- DIRETOR
EQUIPE:DAYSE CASTRO, CONCEIÇÃO GALVÃO,VALÉRIA SILVA , ALCINÉIA ÃNGELO,ANDREZA CASTRO E SIMONE DE PAULA.
EQUIPE: COMO SURGIU A INSTITUIÇÃO, QUAL A ORIGEM DE SUAS RAÍZES?

PROF.EVALDO: - A escola CAIC surgiu como um projeto de escola modelo que seria implantado nas áreas de risco em comunidades pobres e funcionaria em período integral em todo o país,um projeto criado na era Collor,que  no decorrer do tempo estagnou.O prédio possui uma estrutura funcional,o que fez com que o estado depois de algum  tempo o encampasse , tornando-o uma escola de ensino fundamental e médio, sua fundação data do ano de 1996,mas só no ano de  1999  a escola passou a ser de ensino médio.

EQUIPE: QUAL O PERÍODO DE MAIOR SUCESSO ALCANSADO PELA INSTITUIÇÃO, E SE JÁ HOUVE ALGUM PRÍODO CRÍTICO, QUAIS OS MÉTODOS USADOS PARA CONTORNÁ-LOS?
PROF.EVALDO:- O período de maior sucesso da escola CAIC foi na gestão da diretora Claudia de 1998 a 2001, onde houve o desenvolvimento de vários projetos em que a escola se destacou no cenário cultural e esportivo, já o período crítico aconteceu entre os anos de 2002 a 2006, onde houve a interdição da quadra poli-esportiva, por conta de uma falha na estrutura, o que levou a uma parada nas atividades esportivas da escola e o afastamento da comunidade, em relação a parcerias. Esses problemas foram solucionados há dois anos com a reforma da quadra, e a abertura por parte do núcleo gestor para a participação direta da comunidade, nas pessoas de pais e alunos (grêmio) que trabalham em conjunto com a escola numa parceria aberta.

EQUIPE-QUAIS OS PARÂMETROS ORGANIZACIONAIS EM TERMOS DE:
PROF. EVALDO
- ESTRUTURA FÍSICA (CENÁRIO)-A escola possui 12 salas, um teatro, um anfiteatro, sala de multimeios, sala de multimídia, sala do grêmio estudantil, auditório amplo, quadra poli-esportiva, e anexa ao prédio uma escola municipal e, o posto de saúde da comunidade, na verdade, os prédios nos quais estão situadas essas duas instituições fazem parte do corpo central do prédio da escola.
PROPÓSITO:- A formação educacional baseada no respeito e na formação crítica aliada ao conhecimento e valorização do ser humano.
FILOSOFIA:- Oportunizar o conhecimento cultural e humanístico.
DESAFIOS:- O maior desafio da escola é a permanência do aluno na escola, principalmente no turno da noite por conseqüência da conciliação trabalho /estudo, que dificulta essa permanência. O outro desafio é a qualidade, queremos proporcionar um ensino de qualidade onde o aluno tenha realmente o aprendizado e desenvolva uma personalidade cultural apartir disso.
METAS:- Alcançar um nível de aprovação com aprendizado, com um mínimo de desistência por ano base e o máximo de aproveitamento do conteúdo.
NORMAS E EXECUÇÕES- Boa parte das diretrizes e normas vem da Seduc e Cred baseadas na LDB (LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO), a escola tem uma pequena autonomia.
PADRÕES DE CONDUTA:- São retirados do Projeto Político Pedagógico da escola, além do regimento interno da escola que detalha os padrões de conduta e as normas de convivência.
VALORES ORGANIZACIONAIS OFICIAIS:- Princípios éticos, morais e estéticos, com senso de organização disciplina e zelo, respeito e valorização da vida.

EQUIPE-COMO SE PROCESSA A COMUNICAÇÃO DENTRO DA INSTITUIÇÃO: FORMAL, INFORMAL?QUAIS OS TERMOS DE COMUNICAÇÃO MAIS FORTES USADOS, E OS SÍMBOLOS QUE OS REPRESENTAM, PARA EXPRESSAR ORDEM, PODER E CONFIANÇA?
PROF.EVALDO:- De maneira informal através do diálogo aberto, onde a gestão procura ouvir e ser ouvida tendo a palavra falada como seu principal meio de informar, manter a ordem, e o propósito de orientar.

EQUIPE-COMO SE APRESENTA A RELAÇÃO: INSTITUIÇÃO/ALUNO, INSTITUIÇÃO/COLABORADOR?
PROF.EVALDO:- Participativa de ambos os lados dentro de um respeito às regras e normas de conduta, com participação dos pais numa parceria escola/comunidade. Embora ainda haja de certa forma alguns ruídos de comunicação (mau-interpretação) que cria em poucas vezes um ambiente desencontrado, a escola procura ver a equipe como foco principal (pais, alunos e gestores), tentando minimizar no máximo esses contratempos. A participação dos pais é muito valorizada, fazemos questão de ouvi-los para compor nosso quadro relacional.

EQUIPE-AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS (CONTATOS) SÃO DE: DOMINAÇÃO, SUBMISSÃO, HARMÔNICAS, AMBÍGUAS, OU DE OUTRAS FORMAS?
PROF.EVALDO:- Harmônicas, embora as interpretações sejam determinantes no fator “entendimento” de cada um. A escola é uma equipe e a equipe só funciona quando todos trabalham e buscam o mesmo objetivo. Esse trabalho é coletivo e tem que seguir uma unidade para manter a harmonia dentro do ambiente escolar. Claro que vez por outra acontecem contra tempos que procuram ser superados  na base do diálogo, orientação e respeito a opinião tanto do aluno, quanto do colaborador, e gestores ou seja a co-responsabilidade.

EQUIPE-O QUE É SER CERTO (CORRETO) PARA A INSTITUIÇÃO?
PROF.EVALDO:- Ser correto para a escola é manter as relações de imparcialidade, respeito, justiça e legalidade, sem impor verdades absolutas, com jogo de cintura para equilibrar os conflitos que possam vir a surgir, nunca se esquecendo de valorizar o ser humano, tanto na figura do aluno como na figura do colaborador.

EQUIPE-NO CASO DO DESCOMPRIMENTO DE ALGUMA NORMA DA INSTITUIÇÃO PELO ALUNO OU COLABORADOR, QUAL A  MEDIDA TOMADA POR PARTE DOS GESTORES?
PROF.EVALDO-: As primeiras atitudes são o diálogo e a orientação, caso haja uma reincidência, se toma medidas corretivas como suspensão, advertência, e no último caso a transferência sendo tudo documentado e paramentado dentro do regimento escolar. Deve-se ressaltar que procuramos resolver sempre nossos problemas dentro da escola de maneira a não prejudicar nem a escola nem o aluno e/ou colaborador, visto que temos a visão que no caso de transferências há realmente só a transferência do problema e dificilmente a solução. Em casos mais sérios temos o Conselho Tutelar como parceiro da escola.

EQUIPE-QUAIS AS FORMAS DE SOCIALIZAÇÃO DENTRO DA INSTITUIÇÃO, O PERFIL ESPERADO DO COLABORADOR DE ANTE DOS VALORES ORGANIZACIONAIS?
PROF.EVALDO:- Como já foi dito a maior forma de socialização é o diálogo abertos, esperando tanto do colaborador quanto dos alunos princípios éticos e morais que estabeleçam um ambiente harmônico e produtivo.

EQUIPE-EXISTE ALGUM MITO RELIGIOSO OU PROFISSIONAL, ALGUM HERÓI QUE REPRESENTE A INSTITUIÇÃO FILOSOFICAMENTE?
PROF.EVALDO:- Sim a Fênix, nossa escola vem renascendo sempre. Existe uma luta constante na busca da melhoria tanto da parte pedagógica, como da relacional e também da credibilidade como uma instituição séria, onde os valores educacionais e sociais se encaixem e se transformem em um bem comum para a comunidade e a sociedade. É um renascimento constante, onde o principal objetivo é fortalecer e ampliar os mecanismos de uma gestão participativa, dinamizando a vida estudantil e suas relações, resgatando a autoconfiança tanto do aluno, como da sociedade.

EQUIPE- QUAL A MISSÃO DA INSTITUIÇÃO, JUNTO A SEUS ALUNOS, COLABORADORES E SOCIEDADE?
PROF. EVALDO:- Garantir a excelência do saber assegurando sua universalidade formando cidadãos críticos e históricos, capazes de agir frente às transformações sociais e desafios impostos pela vida moderna.



 Análises e Impressões
  Baseando-se nas palavras do diretor Evaldo e observando o ambiente da escola em pleno horário de funcionamento, as conclusões que obtemos ao analisar esses dois fatores são:
1-      A escola reflete a pessoa do diretor, ou seja, da gestão, que prima pela clareza e objetividade da sua missão.
2-      Existe um nível de satisfação geral no ambiente.
3-      A comunicação é feita de maneira clara, com acessibilidade tanto dos alunos como dos colaboradores junto ao núcleo gestor.
4-      Os valores organizacionais estabelecidos são de fatos postos em prática.
5-      Existe um nível alto de confiança e profissionalismo por parte dos gestores e colaboradores.
6-      Os níveis de relacionamentos internos e externos primam pela amizade, pela participação e pelos diálogos advindos tanto do núcleo gestor/colaboradores, como dos alunos.

   Analisando antropologicamente a história da instituição, vemos que a mesma vem se estruturando ao longo do tempo como uma criança que está aprendendo a andar segura de que crescerá todos os dias, numa luta constante pelo aprimoramento e alcance de seus objetivos.
   Com uma postura policêntrica, construindo a religação dos saberes e a capacitação de novos valores age de forma aberta à orientação e a participação tanto da sociedade, como dos seus colaboradores no intuito de melhorar o funcionalismo e a obtenção de resultados perante os alunos, que são o seu capital humano.
   No concurso geral a escola CAIC vem se destacando por uma grande melhoria na qualidade do ensino e na retomada da sua credibilidade que durante algum tempo esteve abalada por uma sucessão de acontecimentos internos e externos e pelo preconceito concebido pela visão da sociedade quando da sua construção, visto que a mesma está situada em uma érea que era considerada de risco na época (1996), hoje uma grande comunidade, que contém duas escolas, um posto de saúde e que brevemente inaugurará um projeto de creche modelo.
  O que podemos observar é que o símbolo da fênix, é realmente uma verdade como na história da escola, que vem renascendo das cinzas, e se fortalecendo como referência no ensino público dentro da cidade de Maranguape, tanto nos termos organizacionais sociais e humanísticos.

                                                                                                                        Maranguape, 02 de Maio de 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário